21 de Setembro - Dia da Árvore

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. Muitas pessoas ainda não reconhecem a importância das árvores em nosso dia-a-dia, por isso o dia da Árvore é uma ótima data para enfatizarmos o valor do verde e sensibilizar nossa comunidade sobre sua importância, pois elas melhoram a qualidade do ar, diminuindo a poluição; servem de moradia para diversas espécies de pássaros; algumas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais; proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura no meio ambiente, bem como em áreas urbanas; melhoram a umidade do ar; evitam a erosão do solo; embelezam a cidade; preservam a biodiversidade.

As empresas do Grupo Cometa atuam sobre o meio ambiente de maneira responsável, reconhecendo os impactos ambientais que ainda causamos. O Projeto Cometa Frutificar tem entre seus objetivos o plantio de árvores, com isto, propomos esta parceria com os colaboradores das concessionárias para desenvolver diversas ações alusivas ao Dia da Árvore no decorrer da semana.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras.

Curiosidades:

- Cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente. Observe:

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;

Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;

Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;

Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;

Árvore símbolo da região Sul – araucária.


O Instituto Cometa, através do Projeto Cometa Frutificar, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II, promoveu um momento de diálogo sobre o meio ambiente e conservação, apresentando os objetivos do projeto e a importância do papel da comunidade para o desenvolvimento do mesmo, além de ressaltar a importância de comemorar o dia da árvore e distribuir mudas de árvores frutíferas: cacau, acerola, manga e tamarindo. O público atendido foi o grupo da terceira idade no qual o CRAS realiza atividades semanais que promovem a participação social e o direito de ser, além de fortalecer a convivência social, familiar e comunitária.